Violência intraescolar e Cultura de Paz são temas do 1º semestre 2019 do Projeto Contexto

Projeto Contexto/ abril 2, 2019/ Sem categoria/ 0 comments

De Fevereiro a Abril desse ano, os professores pertencentes às comunidades escolares do Projeto Contexto participam da formação modular desse semestre com o tema: “Educação Contextualizada para uma Cultura de Paz”. Os encontros vem acontecendo em 20 municípios envolvendo cerca de 1.520 professores/as.

Colaboram diretamente com a assessoria dos módulos formativos um total de 07 (sete) educadores/as, trabalhando os seguintes conteúdos: Violência simbólica direta e suas implicações; violência intraescolar, causas e consequências; o papel social da escola e dos/as educadores/as na promoção de uma cultura de paz dentro da escola e na comunidade; a comunicação não-violenta e seus conceitos e princípios; educação emancipatória contextualizada para uma cultura de paz no semiárido; a mediação de conflitos como metodologia para a qualificar as relações intraescolar e a superação de conflitos no cotidiano escolar e comunitário.

Para uma preparação qualificada dos professores, é feito o uso de textos e teorias sobre comunicação não violenta e empatia, noções sobre círculos de mediação de conflitos e práticas restaurativas, além de vídeos, poesias, mensagens, músicas e dinâmicas. Segundo Paulo Cesar Oliveira, da Cáritas Diocesana de Crateús, os professores apontam diversos desafios para lidar com situações de conflito no ambiente escolar como, por exemplo: situações vulnerabilidade social ou desestruturação familiar; ausência de políticas públicas eficazes voltadas a superação da violência e inexistência de uma rede de proteção eficiente para crianças, adolescentes e educadores/as.

Após a formação modular, cada escola elaborará um planejamento pedagógico contemplando o conteúdo temático da formação modular. Serão implementados projetos e ações pedagógicas contextualizadas voltadas para a discussão e desenvolvimento da temática do modulo com estudantes. Além disso, acontece o monitoramento pedagógico da práxis educacional contextualizada e a realização das culminâncias do ciclo formativo com a comunidade escolar.

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