Feira de Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária dos Sertões dos Inhamuns e Crateús reúne cerca de 350 agricultores do Ceará

Projeto Contexto/ maio 27, 2019/ Sem categoria/ 0 comments

 

O evento espera receber até 30 mil visitantes com uma extensa programação que destaca a produção agroecológica e celebra a cultura do território sertanejo

Nos dias 05 e 06 de Junho, a Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária chega à sua 15° edição, com o tema “O Cuidado com a Casa Comum” que remete ao sentido da natureza como nosso lar e chama atenção para o cuidado que devemos ter com ela e com o próximo, cultivando boas atitudes de convivência entre o humano e meio ambiente, frente à tanta degradação. Dessa forma, entende-se a agricultura familiar e sua comercialização justa e sustentável como uma prática que cumpre esse princípio. Estão à frente da coordenação geral: Cáritas Diocesana de Crateús; Fetraece (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará); IFCE/Crateús; Ematerce (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará) e Prefeitura Municipal de Crateús (Secretaria Municipal de Agricultura).

As edições contam anualmente com a participação de cerca de 350 agricultores/as familiares e/ou empreendedores/as familiares rurais e urbanos vindos de 35 municípios do estado do Ceará. Além da própria comercialização dos produtos, o evento tem espaços para capacitação e debates, apresentações culturais, praça de alimentação e apresentações de artistas locais. Tudo isso vem traindo cerca de 30 mil visitantes que, durante dois dias, consomem, participam das atividades formativas, se divertem e se deliciam com os pratos típicos da gastronomia do território.
Entre encontros nacionais, oficinas, seminários temáticos, intercâmbios e mostra de cinema, a feira permite a troca de saberes (socialização das experiências exitosas), afirmação cultural da região (apresentação de artistas populares e oficinas), exposição dos sabores da terra (cozinha do sertão), e divulgação das ações desenvolvidas no território, promovendo manifestações artísticas e culturais que valorizam a cultura camponesa, servindo de referência para estruturação de feiras e espaços municipais de comercialização dos produtos.

O objetivo central é promover e fortalecer a Agricultura Familiar cearense, através da divulgação, exposição e comercialização de produtos de origem agrícola, pecuária e artesanal; venda de animais (bovinos, ovinos e caprinos), aves, ovos caipiras, peixes, de mel de abelhas (com ferrão e sem ferrão), artesanato, cachaça artesanal e oferta de bens e serviços.

SURGIMENTO

A Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária deu início no território Inhamuns/Crateús no ano 2005 e surgiu da demanda dos agricultores e agricultoras familiares por um espaço para comercialização, integração e divulgação de seus produtos. Constitui uma estratégia pensada por diversas entidades governamentais e da sociedade civil organizada no território para ser um instrumento de enfrentamento e superação a fome, o subemprego, o pouco aproveitamento da capacidade produtiva dos/as agricultores/as familiares, atendidas por programas sociais.
Nos últimos anos, o evento busca alcançar o fortalecimento e o desenvolvimento da agricultura familiar desta região através de estratégias de comercialização embasadas na economia popular solidária e no incentivo à organização dos agricultores (as) desde o cultivo, tendo em vista a sustentabilidade ambiental econômica e social.

SERVIÇO

15° Feira de Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária dos Sertões dos Inhamuns e Crateús

Dias: 05 e 06 de Junho

Local: Crateús – Praça Gentil Cardoso (Praça dos Pirulitos) A partir das 8h

Acompanhe: https://www.facebook.com/feiraregional/

Share this Post

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*